Orçamento familiar e compras nem sempre andam de mãos dadas. Mas é possível ser bem-sucedido! A lista de compras certa é a chave do sucesso.

Fazer compras no supermercado é essencial quer tenhamos uma família pequena ou grande, mas nem sempre uma tarefa fácil: existem muitas tentações!
Para abastecer a casa, ficar dentro do orçamento familiar, facilitar a rotina e evitar que se esqueça de algo extremamente importante, é muito sábio elaborar uma lista de compra completa.
Compilamos uma série de conselhos oportunos ou recomendações para fazer a lista de compras supermercado. Verifique por si mesmo os conselhos dos especialistas.

8 Dicas para elaborar a lista de compras e poupar no supermercado

  1. Planeie previamente a lista de compras: abra os armários da cozinha, a dispensa, o frigorífico e a casa de banho. Verifique o que tem e o que realmente precisa, se está tudo dentro do prazo de validade e em boas condições de consumo. Apesar de ser um pouco demorado no início, vai poupar dinheiro com este passo.
  2. Planeie Ementas Semanais: se planear ementas semanais, saberá o que precisa incluir na lista de compras todas as semanas ou todos os meses, dependendo da periodicidade com que vá às compras e não vai cair em desespero porque falta um ingrediente.
  3. Conheça os padrões de consumo e as necessidades individuais: há ingredientes e alimentos indispensáveis como os legumes, a fruta, os iogurtes, etc. Inclua esses itens sempre na lista de compras. Peça a cada membro da família para colocar por escrito (seja eletrónico ou à mão) tudo o que precisas, ou seja, as necessidades individuais. Poupa tempo a quem vai às compras e responsabiliza cada membro.
  4. Conheça a disposição dos produtos na loja: existem dois grandes problemas quando vamos ao supermercado: comprar o que não é preciso e gastar tempo desnecessário. No entanto, se seguir esta dica não será tão fácil cair nessas armadilhas. Os supermercados estão organizados de acordo com as categorias de produtos: produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, bens alimentares perecíveis, bens alimentares não perecíveis, bebidas, etc.
  5. Lista de compras visível: Se colocar a lista de compras visível para todos em casa, dará a oportunidade de cada membro da família escrever o que se apercebe que falta e poupar tempo. Pode usar uma folha excel partilhada no drive ou colar no frigorífico.
  6. Defina o orçamento para cada item da lista de compras: quem faz compras semanalmente ou mensalmente tem noção do preço médio de cada produto. (Se não tiver noção, pode recorrer à sua última compra e verificar o talão.) Dessa forma, saberá em média o quanto gastará. Eventualmente poderá gastar menos se os produtos estiverem em promoção o que irá ser ainda mais vantajoso.
  7. Os folhetos e a lista de compras: os folhetos de supermercados publicitam os produtos e ajudam a perceber qual o valor real de cada produto, assim como as promoções disponíveis. Cada vez mais pessoas estão preocupadas com a sustentabilidade e, por isso, não utilizam os folhetos físicos. Assim, verifique os folhetos disponíveis online e planeie de acordo.
  8. Marcas brancas na lista de compras: as marcas brancas são muitas vezes produzidas nos mesmos locais que as marcas famosas. O que muda é o nome e a embalagem. Os requisitos de qualidade em produtos de marca conhecida e de marca branca são idênticos, mas a poupança é significativa! Atreva-se e comprove por si mesmo.